4 Segredos sobre a publicidade, segredos simples, mais que trarão grandes resultados. Afinal a Propaganda é a alma do negocio.
“Muitas coisas pequenas foram ampliadas pelo tipo certo de propaganda.”
Publicidade é vida feita para parecer maior que a vida, através de imagens e palavras que prometem um desejo realizado, um sonho tornado realidade, um problema resolvido.
O pior tipo de publicidade exagera para chamar sua atenção, o melhor, chama sua atenção sem exageros. Simplesmente declara um fato ou revela uma necessidade emocional, depois deixa você dar o salto de “pequeno para grande”. Exemplos do pior: fotos de antes e depois para produtos de perda de peso e cirurgia cosmética – ambos descendem à descrença quase cômica.
1- Em caso de dúvida, diga a verdade.
A publicidade de hoje é cheia de truques. Eles se apegam implacavelmente a um produto como uma bola e uma corrente, impedindo que ele se mova rapidamente à frente da concorrência, impedindo qualquer comunicação real de benefícios ou ímpeto para comprar. O pensamento é que, se o truque é escandaloso ou bobo o suficiente, é preciso pelo menos chamar sua atenção.
O que eles não percebem é que eles já têm muito com o que trabalhar sem recorrer a truques. Há o produto com todos os seus benefícios, a marca, que, sem dúvida, gastou dinheiro para promover, a concorrência e suas fraquezas, e dois poderosos motivadores de compra – medo de perda e promessa de ganho. Em outras palavras, tudo o que você realmente precisa fazer é contar a verdade sobre seu produto e ser honesto sobre os desejos e necessidades de seus clientes.
Claro, às vezes isso não é tão fácil. Você precisa fazer algumas pesquisas para descobrir o que os clientes realmente querem, o que a concorrência tem a oferecer e por que seu produto é melhor.
2 – Fatos são coisas teimosas, mas as estatísticas são mais flexíveis.
Na publicidade, você precisa ser muito cuidadoso ao usar os fatos. Como qualquer político dirá, fatos são coisas assustadoras. Eles não têm alongamento, nem flexibilidade, nem espaço para erros de interpretação. Eles são indiscutíveis. E usado corretamente, muito poderoso. Mas estatísticas, agora há algo que os anunciantes e os políticos adoram: “Nove entre dez médicos recomendam a Preparação J.” Quem pode contestar isso? Ou “Cinco entre seis dentistas recomendam Sunshine Gum”. Isso me faz querer sair correndo e comprar um pacote de Sunshine agora. Segure isso.
3 – A diferença entre a palavra certa e quase a palavra certa é a diferença entre um raio e um raio.
Você quer levar seu cliente a todos os benefícios que seu produto tem a oferecer, e quer lançar a melhor luz em todos os benefícios. Isso também significa que você não quer dar a eles qualquer motivo ou oportunidade para se afastar do seu argumento. Se eles vagarem, você é história.
Eles estão na próxima página, em outro canal de TV ou em um novo website. Então faça cada palavra dizer exatamente o que você quer dizer, não mais, nem menos. Exemplo: se um produto é novo, não tenha medo de dizer “novo” (um produto é novo apenas uma vez na vida, portanto, explore o fato).
4 – A fraternidade universal do homem é o nosso bem mais precioso.
Somos todos parte da mesma família de criaturas chamadas homo sapiens. Cada um de nós quer ser admirado, respeitado e amado. Queremos nos sentir seguros em nossas vidas e nossos empregos. Então crie anúncios que tocam a alma. Use um apelo emocional em seu visual, título e cópia. Mesmo humor, usado corretamente, pode ser uma ferramenta poderosa que conecta você ao seu cliente em potencial. Não importa se você está vendendo sapatos ou software, as pessoas sempre responderão ao que você tem para vendê-las em um nível emocional.
Depois de tomar a decisão de comprar, o processo de justificação entra em ação para confirmar a decisão. Em outras palavras, uma vez que eles estão convencidos de que você é um menstrício com sentimentos reais por suas esperanças e desejos, assim como seus problemas, eles vão de perspectiva para cliente.
Deixe um comentário