Saiba como tomar decisões sábias, você já se sentiu nervoso por tomar uma decisão que poderia afetar o resto da sua vida? Dentro do Desenvolvimento pessoal, às vezes, mesmo decisões aparentemente menores podem causar um ataque de ansiedade quando você começa a pensar em todas as coisas que podem dar errado.
É bastante comum as pessoas vacilarem entre várias opções, estejam relacionadas à carreira, dinheiro, negócios, oportunidades ou até relacionamentos.
Como você sabe qual é a melhor escolha para você em qualquer situação?
Às vezes, a melhor escolha é óbvia, mas outras vezes elas parecem ter um vislumbre de possibilidade – e a ameaça de arrependimento.
A boa notícia é que tomar decisões sábias é uma questão de pesar os possíveis prós e contras de todos os resultados disponíveis.
Abaixo, você encontrará um processo simples de três etapas para ajudá-lo a tomar decisões sábias, independentemente da parte da sua vida que elas possam afetar.
O que você ganha?
Quando você tem mais de uma opção para escolher, uma ótima primeira pergunta a fazer é:
“O que eu ganho com a escolha dessa opção?” Se as recompensas forem grandes, você pode estar disposto a suportar um pouco de risco para se beneficiar da oportunidade.
Por outro lado, se o pagamento for pequeno, talvez você não se sinta tão confiante em arriscar agora.
O que você perde?
A próxima pergunta a fazer é: “O que devo perder se essa opção não der certo?”
Ninguém gosta de pensar nos negativos em uma oportunidade potencial, mas você pode economizar muita dor de cabeça com um pouco de previsão! Se suas perdas puderem ser enormes com uma opção específica, você pode decidir adiar um pouco para ver se as probabilidades aumentam com o tempo.
Qual é a pior coisa que poderia acontecer?
Por fim, dê um passo adiante e pergunte:
“Qual é a pior coisa que poderia acontecer se eu escolher essa opção e estaria disposto a aceitar essas consequências?”
Pode parecer uma pergunta muito pessimista, mas é extremamente eficaz para esclarecer a situação! Se você não conseguiu lidar com as consequências de fazer essa escolha, sabe imediatamente que não é a escolha certa para você no momento.
Se, por outro lado, as consequências não seriam tão ruins, você sabe que é uma opção viável para você.
Escolher por opção ou recompensa?
O que você faz se todas as suas opções apresentarem as mesmas recompensas e consequências em potencial?
Não se preocupe, não bata a cabeça na parede.
Fique calmo, analise e siga seu instinto, você pode ter seu momento de desenvolvimento pessoal e se dedique alguns minutos para pensar cuidadosamente sobre cada possibilidade e, em seguida, escolha a que mais lhe interessa.
Avaliar decisões
Quando se trata exatamente disso, não há garantias na tomada de decisões. Você simplesmente avalia os prós e os contras, ouve a sua intuição e faz o melhor que pode.
No final, realmente não existe uma decisão “ruim”, porque você aprende algo com cada uma delas.
Se você se lembrar disso, deve ficar mais confiante com cada escolha que fizer, o que o ajudará a tomar decisões ainda melhores no futuro.
Deixe um comentário